Blog NOTÍCIAS E INFORMAÇÃO

Leitura Orofacial

A leitura orofacial é reconhecida como uma estratégia de comunicação que se propõe a ser uma agente facilitadora para a efetividade do diálogo.

Em termos gerais, a leitura orofacial pode ser entendida como um processamento visual da fala, utilizar a leitura labial como um auxilio para compreender aquilo que está sendo dito. Esse mecanismo, ainda que não seja percebido, também é utilizado de maneira involuntária por ouvintes fazendo parte da percepção da fala especialmente em ambientes ruidosos onde a percepção do som é afetada

Porém, a utilização da leitura orofacial não é somente feita pelos lábios, é feita de forma inconsciente observando diversos aspectos do outro individuo a procura de pistas do que está sendo dito seja na expressão facial, gestos, mudança de postura, pistas ambientais dentre outras manifestações corporais.

Essa forma de auxilio da compreensão do que está sendo dito é amplamente usada por pessoas com perda auditiva com e sem aparelho auditivo, em alguns casos (a depender do nível de perda auditiva) a compreensão da fala usando o aparelho e a leitura orofacial pode chegar a quase 90%.

Perguntas FREQUENTES

Adquiri meu aparelho, mas acho que ele precisa ser reconfigurado, o que fazer?

Vou conseguir falar ao telefone usando o aparelho?

Como funciona o aparelho auditivo?

O aparelho auditivo possui garantia?

Quais as formas de pagamento?

Preciso de um laudo médico antes de procurar a Opimed?