A Opimed é uma empresa fundada em 1989, a partir de uma experiência familiar relacionada a uma perda auditiva e nasceu com o objetivo de garantir excelência em soluções auditivas, hoje a Opimed está presente em várias cidades do país.
Assim, visando dar transparência ao tratamento de dados pessoais realizado pela Opimed apresentamos a presente Política de Privacidade e aqui informamos a forma de coleta, armazenamento e para quais finalidades utilizamos estes dados.
Salientamos que, em alguns casos, poderá haver compartilhamento de dados para terceiros, mas sempre garantindo o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), as boas práticas de governança em privacidade sugeridas pelos órgãos de controle e associações técnico-profissionais e, principalmente, o compromisso de transparência, respeitando a confiança depositada na Opimed.
Para o melhor entendimento do presente documento, é importante apresentarmos algumas definições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, quais sejam:
(i) Dado pessoal: informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável, ou seja, quaisquer dados que permitam identificar, ainda que indiretamente, a pessoa física a qual eles pertencem;
(ii) Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político; dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
(iii) Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;
(iv) Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;
(v) Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;
(vi) Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador; e
(vii) Encarregado (DPO): pessoa indicada pela Opimed responsável pela comunicação, que pode ser contatada através do e-mail: privacidade@opimed.com.br, para atender as demandas internas e de nossos clientes, referente ao tratamento de dados pessoais, bem como as que possam vir da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”).
São coletados e tratados dados pessoais que sejam essenciais para a finalidade legítima objetivada, em virtude da prestação do serviço devidamente contratado. Recebemos dados pessoais dos seguintes titulares:
• Clientes;
• Interessados, que preencham formulário no site da Opimed, aba “Seja um Parceiro”, “Banco de Talentos” ou contato direto via e-mail;
• Colaboradores e Prestadores de Serviços;
• Pessoa física que possua relação comercial com as empresas com as quais a Opimed estabelece relação contratual;
• Representantes, sócios e administradores das empresas contratantes;
• Parceiros comerciais;
• Terceiros.
O tratamento de dados pessoais é vital em razão de algumas finalidades específicas, portanto, garantimos a vocês que apenas tratamos os dados que sejam estritamente necessários e adequados para atingir as devidas finalidades, como as seguintes:
• Necessários para execução satisfatória do contrato;
• Obrigação legal, ou seja, como empresa alguns dados são exigidos por autoridades, como o E-social, INSS, Receita Federal, dentre outros;
• Emissão e cadastramento de documentação junto às entidades públicas ou órgãos de classe respectivos;
• Garantir o fornecimento dos seus produtos;
• Diligências para contratos firmados com os clientes;
• Para atender aos legítimos interesses da Opimed;
• Excepcionalmente para outras finalidades, mas sempre fundamentado nas bases legais permitidas pela LGPD.
• Formulários e cadastros eletrônicos via websites da Opimed;
• Cadastro geral para compra dos produtos;
• Cadastro interno de colaboradores, prestadores de serviços e/ou terceiros; e
• Contratos de prestação de serviços com terceiros.
Para você que se interessa em saber mais a fundo sobre as finalidades acima indicadas, a legislação que permite e controla esse ato é a Lei 13.709/2018 ou Lei Geral de Proteção de Dados e as finalidades mencionadas estão respaldadas na respectiva legislação, nos seguintes permissivos legais:
• execução de contrato (inciso V do artigo 7º);
• obrigação legal ou regulatória (inciso II do artigo 7º);
• legítimo interesse (inciso IX do artigo 7º);
• consentimento (inciso I do artigo 7º e 14);
• exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral (inciso VI do artigo 7º).
Respeitando o artigo 18 da Lei Geral de Proteção de Dados garantimos a vocês, titulares dos dados, os seguintes direitos:
(i) Você poderá confirmar com a Opimed a existência de tratamento de dados pessoais e obter, a qualquer tempo, acesso aos seus dados;
(ii) Caso os seus dados estejam incompletos, inexatos ou desatualizados, você pode requerer junto à Opimed a correção desses;
(iii) Poderá também requerer a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados;
(iv) Você pode requerer informações das entidades públicas e privadas com as quais a Opimed realizou uso compartilhado de dados;
(v) A requisição de exclusão dos seus dados coletados e armazenados pela Opimed é possível, desde que decorrido o prazo legal mínimo relacionado à guarda dos respectivos dados;
(vi) Será viabilizada também a opção de portabilidade dos dados a outro prestador de serviços, mediante sua requisição; e
(vii) Nos casos em que a Opimed requerer o seu consentimento para coleta de algum dado, você poderá requerer informação sobre a possibilidade de não oferecer consentimento e suas consequências. Caso concedido, poderá posteriormente revogar o consentimento, bem como requerer a eliminação desses dados.
Tratamos os dados coletados enquanto durar a relação contratual, a finalidade originária ou o prazo indicado por quaisquer legislações pertinentes, em detrimento da obrigação legal e regulatória.
Os Cookies são definidos como pequenos arquivos que são inseridos no navegador (Chrome, Mozilla, Internet Explorer etc.) ou dispositivo dos usuários que permitem a ativação de funcionalidades por meio da coleta de informações básicas sobre estes ou seus dispositivos.
Para isso, é de nossa preocupação com a transparência e ética no uso de cookies em nosso websites (https://www.opimed.com.br; https://solucoescirurgicas.com.br, ), tendo como cookies os seguintes tipos e funções:
Tipos de Cookies | Para que servem? | Espécies |
Necessários | Fornece permissibilidade ao usuário navegar e utilizar todas as funcionalidades, sendo essencial para que as páginas do site da Opimed carreguem de forma correta. | WordPress |
Desempenho | Permitem que o usuário tenha uma compreensão de interação melhor com as páginas do site da Opimed, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo que foi visitada e informa qualquer problema encontrado, com mensagens de erro. | Protheus |
Funcionais | Possibilitam que as páginas do site da Opimed lembrem de suas escolhas, fornecendo uma experiência mais personalizada, além de permitir que os usuários acessem posts e utilizem ferramentas sociais, campos para preenchimento entre outros. | Google Analytics |
Sessão | São Cookies que são armazenados somente durante o uso do navegador, assim que você o fecha, ele se perde permanentemente. | Google Tag Manager |
Na Opimed nós armazenamos as informações coletadas em locais adequados e confiáveis. Os acessos a esses dados são limitados as pessoas autorizadas por nossa equipe, além da implementação de medidas técnicas e administrativas buscando impedir o acesso irrestrito ou o tratamento que se desvie da finalidade informada a vocês.
Também garantimos que serão aplicadas medidas organizacionais, técnicas e administrativas adequadas para proteger os dados pessoais que estarão sob nosso controle, como também exigimos dos parceiros e fornecedores o mesmo cuidados e padrões de segurança.
Treinamos nosso time para respeitar sua privacidade e implementamos processos visando melhoria crescente da cultura de proteção à privacidade, transmitindo também esses conceitos aos nossos colaboradores, com palestras, cartilhas, informativos impressos e digitais.
Entendemos que privacidade é um valor importante para todos!
Informamos que poderemos compartilhar alguns dados com fornecedores e/ou parceiros de setores terceirizados para que estes nos deem suporte ou promovam os nossos serviços, como, por exemplo, nos seguintes casos:
• Empresas de tecnologia da informação (Sistemas de Gestão, Suporte e Aplicativos);
• Contabilidade Externa;
• Escritório de Advocacia.
Ainda, poderemos compartilhar os dados pessoais em casos de solicitações por autoridades administrativas ou judiciais e cuidaremos sempre de analisar e confirmar o fundamento legal antes do compartilhamento, bem como verificar se preenche todos os requisitos exigidos pela respectiva legislação.
Como agente de tratamento dos dados pessoais acima informados, somos responsáveis em mantê-los seguros, além de tratá-los nos limites informados e cuidar para que terceiros apenas acessem nas hipóteses aqui previstas.
Por isso, prezamos pela transparência e desde já informamos que cumpriremos com todo o conteúdo desta Política de Privacidade e garantiremos o atendimento aos seus direitos, sendo também disponibilizado o contato para quaisquer dúvidas ou informações.
OPIMED, CNPJ sob o nº 14.887.458/0001-19, com sede na Avenida Assis Chateaubriand, nº 1820, Quadra 17, Lote 05, Sala 04, Setor Oeste, CEP 74130-015, Goiânia – Goiás.
Para quaisquer informações, inclusive para exercício dos seus direitos como titular dos dados pessoais a nós confiados, você poderá entrar em contato com a Opimed através do e-mail privacidade@opimed.com.br.
A presente Política poderá sofrer alterações em nome da transparência e da melhor adequação às normas vigentes. Caso isso ocorra, todos os clientes, fornecedores e terceiros serão devidamente notificados pelo ambiente provido pelo site ou outros meios, como e-mail.
É recomendado a todos que revejam de tempos em tempos o teor deste documento para acessar as informações mais recentes sobre nossas práticas de privacidade.