Dúvidas sobre audição? 0800-100-1989

Blog

Leitura Orofacial

A leitura orofacial é reconhecida como uma estratégia de comunicação que se propõe a ser uma agente facilitadora para a efetividade do diálogo.

Em resumo, o que é leitura orofacial?

A leitura orofacial é um processo visual que auxilia na compreensão da fala, utilizando a leitura labial como uma ferramenta para entender o que está sendo dito. Esse mecanismo é usado tanto de forma consciente quanto inconsciente pelos ouvintes, especialmente em ambientes barulhentos onde a qualidade do som é prejudicada. Ao processar visualmente os movimentos dos lábios e as expressões faciais, a leitura orofacial desempenha um papel importante na percepção da fala.

Porém, a utilização da leitura orofacial não é somente feita pelos lábios, é feita de forma inconsciente observando diversos aspectos do outro individuo a procura de pistas do que está sendo dito seja na expressão facial, gestos, mudança de postura, pistas ambientais dentre outras manifestações corporais.

Essa forma de auxilio da compreensão do que está sendo dito é amplamente usada por pessoas com perda auditiva com e sem aparelho auditivo, em alguns casos (a depender do nível de perda auditiva) a compreensão da fala usando o aparelho e a leitura orofacial pode chegar a quase 90%.